0 comentários

(31 de Dezembro:) Resolver o "fosso" entre os jovens candidatos e a sua competência

Por Christer Lundquist


Início Fóruns 04. Artigo II - Organização do Poder Legislativo (31 de Dezembro:) Resolver o "fosso" entre os jovens candidatos e a sua competência

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)
  • Autor
    Artigos
  • #2459
    AvatarChrister Lundquist
    Participante

    No relatório de progresso de Leo de 20 de Dezembro, o conselho de administração manifestou a sua preocupação pelo facto de "encontrarmos um problema" com os votos expressos sobre as questões de Herbert Tombeur e os diferentes ângulos expressos sobre a qualidade dos delegados: "Christer levantou esta questão num contexto em que defende de forma convincente que a idade de elegibilidade para a Casa dos Cidadãos não deve ser fixada em 25 anos, mas sim em 18. (...) No artigo II alterado, seguimos a sua opinião e, por conseguinte, fixámos a idade em 18 anos." (Nota para a direcção: ainda não terminámos.) Leo continua: "Mas isso resulta numa contradição (...) A questão é saber se alguém com 18-24 anos é capaz de adquirir essa competência e essa aptidão", e pergunta como "colmatar essa lacuna".

    Eu tinha preparado uma proposta que implicava um curso de formação para os candidatos, independentemente da idade. Algo semelhante ao que na Noruega chamamos "examen philosophicum"; um exame preliminar de admissão à universidade. Trata-se de um curso de um semestre (um semestre na universidade) que incorpora muitos dos requisitos descritos. Pode ser feito a tempo parcial e digitalmente, e termina com um exame de quatro horas no final do semestre. Ou passa ou chumba. Se falhar à primeira, pode tentar novamente. A minha ideia era propor um tipo de curso semelhante, com um currículo específico adaptado especialmente a todos os conhecimentos e requisitos necessários para se ser candidato ao Congresso da Europa.

    Mas para minha agradável surpresa: O Conselho de Administração já deu corpo a esta ideia e construiu a ponte sobre a lacuna acima referida! Está muito bem apresentada no mais recente Anexo II A distribuído; descrita em pormenor em quatro pontos na secção "A responsabilidade das partes transnacionais". Felicito o Conselho de Administração por este trabalho exaustivo. Concordo com as ideias apresentadas e, por conseguinte, abstenho-me de deliberar sobre a minha própria proposta.

    Uma última nota: os requisitos revolucionários em matéria de competências e de idoneidade dos delegados são, de facto, muito, muito exigentes! Há 19 áreas de conhecimento especificadas na secção sobre Competências e 14 sobre Idoneidade. Duvido muito que muitos, se é que alguns, dos "anciãos" e dos estadistas mais sábios do mundo sejam capazes de assinalar todas as 33 caixas de forma adequada, sem uma pequena actualização das suas competências educativas. Muito menos a maioria dos deputados comuns que nos servem actualmente. Este facto, a meu ver, sublinha que a idade, por si só, é nula como razão para excluir qualquer cidadão adulto da sua Assembleia. A formação prevista será provavelmente exigida à maior parte dos candidatos, se não a todos, independentemente da sua idade e sabedoria.

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.
{"e-mail": "Endereço de e-mail inválido", "url": "Endereço de website inválido", "necessário": "campo obrigatório em falta"}
pt_PTPortuguês