0 comentários

Requisitos para o cargo de Presidente

Por Lars Næsbye Christensen


Início Fóruns 06. Artigo IV - Organização do Poder Executivo Requisitos para o cargo de Presidente

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
  • Autor
    Artigos
  • #2502

    Existe alguma razão em particular para se ser elegível como presidente? Os EUA exigem 14 anos, a Rússia 10. Certamente 12 anos, juntamente com a cidadania, deverão ser suficientes?

    Um aspecto interessante da Constituição turca que se liga à nossa discussão sobre qualificações para o cargo é que o Presidente deve ter concluído o "ensino superior". Há prós e contras a dizer sobre tal requisito - poder-se-ia legitimamente dizer que é elitista, mas desde que não tenha de ser um campo específico como a ciência política ou uma universidade específica ou uma nota em particular, isso assegurar-me-ia bastante da exposição do candidato a ferramentas analíticas.

    Sugiro que se exija (no momento da nomeação)
    * Idade de 35 anos ou mais
    * Cidadania de um estado membro
    * Residência há 12 anos
    * Conclusão do ensino superior - que eu interpretaria como um diploma de bacharelato aprovado em qualquer área em qualquer universidade

    #2503
    AvatarJakub Jermar
    Participante

    O requisito de ter um diploma universitário teria impedido Václav Havel de se tornar presidente se os mesmos requisitos tivessem sido aplicados na República Checa. Eu não o exigiria.

    #2505
    AvatarChrister Lundquist
    Participante

    Estou de acordo com Jakub. Não devemos exagerar os requisitos de competência/adequação a tal ponto que apenas os "super-humanos académicos" possam ocupar altos cargos.

    #2508

    Claro. Como mencionei, poderia ser demasiado elitista e concordo em retirar a sugestão de um "ensino superior" exigido.

    Os 12 anos de residência que estou a aguardar devem ser suficientes.

    Estou a tentar descobrir como podemos qualificar um chefe executivo em termos objectivos e procurei inspiração em várias constituições existentes em todo o mundo. Algumas requerem serviço militar, outras requerem fé religiosa - oponho-me a ambos os requisitos.

    Vamos continuar a explorar as possibilidades.

    #2512
    AvatarChrister Lundquist
    Participante

    Lars, agora estamos na mesma página. E concordo certamente que tudo o que tenha a ver com fé, que não seja um direito individual do cidadão, deve ser mantido a 1000 milhas de distância da Constituição Europeia. É de grande importância para mim que mantenhamos a Federação absolutamente laica. (Não que tenha visto quaisquer propostas em contrário, apenas sublinhando o meu ponto de vista).

    #2537

    Acabo de notar um pormenor - o projecto de constituição exige que o candidato tenha tido residência de "um dos Estados da Federação".

    Embora o Tribunal de Justiça tivesse de decidir sobre as especificidades, parece-me que poderia exigir que o candidato tenha estado no mesmo estado durante doze anos. Não consideramos aceitável que alguém que viveu 5 anos na Holanda, 4 anos em Portugal, e 3 anos na Finlândia seja suficientemente residente europeu para ser julgado como candidato presidencial?

    Sugiro que a alteremos de "um dos Estados da Federação" para "da Federação" porque com a criação da Federação todos os cidadãos dos Estados membros se tornam cidadãos da federação - e já exigimos a cidadania.

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.
{"e-mail": "Endereço de e-mail inválido", "url": "Endereço de website inválido", "necessário": "campo obrigatório em falta"}
pt_PTPortuguês