0 comentários

Eliminar referência Segunda Guerra Mundial

Por Ramon Maynou


Início Fóruns 02. Preâmbulo Eliminar referência Segunda Guerra Mundial

A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)
  • Autor
    Artigos
  • #2143
    AvatarRamon Maynou
    Participante

    Modificado:
    (a) que esta Constitución federal se basa en la riqueza de pensamientos, consideraciones y deseos de los filósofos europeos -y de los líderes políticos europeos- de unir a Europa en un estado federal;

    Original:
    (a) que esta Constitución federal se basa en la riqueza de pensamientos, consideraciones y deseos de los filósofos europeos -y de los líderes políticos europeos después de la Segunda Guerra Mundial- de unir a Europa en un estado federal;

    #2166
    AvatarHerbert Tombeur
    Participante

    Eu concordo, Ramon, eu concordo, eu concordo! Deixemos nós, europeus, de olhar para trás no tempo. Em vez disso, consideremos o presente e olhemos em frente para o futuro!

    #2169
    AvatarGiuseppe Martinico
    Participante

    Não estou de acordo. Referências como estas estão presentes em muitas constituições e servem para clarificar os valores básicos da coexistência pacífica, especialmente nesta fase de novos populismos. Têm também a função prática de ajudar os actores políticos e jurídicos na interpretação do pacto constitucional.

    #2170
    Mauro CasarottoMauro Casarotto
    Participante

    A referência à Segunda Guerra Mundial foi também inserida para fazer justiça à actividade daqueles pensadores e políticos como, para citar apenas dois, Altiero Spinelli (Itália, 1907-1986) e Philip Kerr Marquees de Lothian (Reino Unido, 1882-1940). No período em torno da II Guerra Mundial, eles, juntamente com outros, dedicaram parte das suas vidas à promoção de uma Federação Europeia baseada numa Constituição. Depois prevaleceu a abordagem intergovernamental, apesar dos seus esforços.

    Infelizmente, Lord Lothian morreu durante a Segunda Guerra Mundial, mas já nos anos 30 era promotor e co-autor de um manifesto de intelectuais ingleses no qual podemos ler:

    ” A soberania nacional conduz à competição em armamentos, auto-suficiência económica e regimentação interna, e assim inevitavelmente à guerra, ao imperialismo [...] e à perda da liberdade individual, porque onde os Estados soberanos não chegam a acordo não há solução a não ser o recurso à violência. [...] Nenhuma ordem internacional baseada na cooperação entre Estados soberanos se revelará eficaz ou durável. [...] Nada menos do que uma união dos povos pode acabar com esta anarquia e dar paz, justiça e liberdade a todos. Por conseguinte, defendemos:
    1. Uma União Federal das nações que sustentam que o Estado existe para a liberdade e responsabilidade do homem [....].
    2. Que esta União constitucional [...] criará órgãos legislativos, executivos e judiciais representativos e responsáveis perante todos os cidadãos da União por assuntos tão comuns como a defesa e a ordem, a moeda, o comércio [...] e possuirá os poderes fiscais e de contracção de empréstimos necessários para financiar as suas próprias actividades

    Na minha opiniãoi, é importante ter uma (e fazer uma) panorâmica clara das razões lógicas pelas quais uma Constituição Federal Europeia foi proposta no passado recente e porque é, mais uma vez, proposta hoje.

    Penso que o facto de estarmos a propor a superação do sistema intergovernamental da UE baseado em tratados mostra claramente que aguardamos com expectativa o futuro. As razões pelas quais o fazemos baseiam-se tanto na herança da história europeia como nos novos desafios que temos no século XXI.

    Mauro Casarotto,
    FAEF Secretário-Geral

A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)
  • O fórum '02. Preâmbulo' está fechado para novos tópicos e respostas.
{"e-mail": "Endereço de e-mail inválido", "url": "Endereço de website inválido", "necessário": "campo obrigatório em falta"}
pt_PTPortuguês